BOAS FESTAS!!!

Boas Festas, amigos!

O Natal deveria ser uma data para se comemorar o nascimento de Jesus, com todo o simbolismo e representação que sua pessoa tem – fraternidade, perdão, “amar a Deus sobre todas as coisas e ao próximo como a si mesmo”... Mas conseguiram converter a data do Natal em uma oportunidade comercial sem limites! Quando falam em Natal com você estão se referindo a cristianismo ou a consumismo? Como dizia minha mãe: “pare e pense!...”

Mas nem por isto vamos deixar de confraternizar e fazer votos de boas festas e um 2013 mais açucarado que pirulito!

Como último artigo do ano, aproveito para comentar duas notícias que me surpreenderam: o lançamento de foguete brasileiro e a fraude em urna eleitoral.

Começando invertido: a fraude em urna não é fraude em urna. Na minha opinião é fraude em canais de comunicação, já fora da urna. Não quer dizer que a urna seja inviolável, mas é bem mais difícil de adulterar do que se imagina. De fora, é quase impossível. Precisa ser alguém de dentro do Tribunal para consegui-lo. Já a transmissão de dados é diferente. Foi aí que aconteceu a fraude. Devidamente “abafada” pelos interessados. E fraudada escandalosamente! Elegendo fraudadores e cupinchas! Quem quiser conhecer, pode ir na página do Vi o mundo:

“A gente entra na rede da Justiça Eleitoral quando os resultados estão sendo transmitidos para a totalização e depois que 50% dos dados já foram transmitidos, atuamos. Modificamos resultados mesmo quando a totalização está prestes a ser fechada”, explicou Rangel, ao detalhar em linhas gerais como atuava para fraudar resultados.

foguete brasileiro Por outro lado, o lançamento do foguete brasileiro é surpreendente! Quase não foi comentado, não sei por que. Talvez temessem algum fracasso, e estamos traumatizados após a morte de 21 especialistas em explosão ocorrida na plataforma de lançamento em 2003. Mas o lançamento foi um sucesso e na minha opinião representa uma conquista altamente significativa tanto do ponto de vista tecnológico – não é qualquer país que lança um foguete dessas carcterísticas – quanto do ponto de vista econômico – lançar satélites artificias de nossa base de Alcântara é um excelente negócio!

Não foi à toa que a NASA tentou alugar a base, na época de FHC, convertendo uma extensa área no entorno em território dos EUA!

Tanto que o Senado brasileiro se nega a ratificar o TSA, assinado entre EUA e Brasil em abril de 2000. As salvaguardas incluem concessão de áreas que ficariam sob controle direto e exclusivo dos EUA. Além disso, permitiriam inspeções americanas à base de lançamentos sem prévio aviso ao Brasil.

O lançamento brasileiro foi bem sucedido e detalhes podem ser encontrados na página da Agência Espacial Brasileira:

Hoje, dia 08 de dezembro de 2012, às 20h (Horário de Brasília), foi lançado com sucesso, a partir do Centro de Lançamento de Alcântara (CLA), o foguete VS-30/V10, atingindo um apogeu de 428 km. A Operação Iguaíba, cujos trabalhos técnicos iniciaram-se no dia 18 de novembro, teve como objetivo realizar o lançamento e o rastreio do foguete de treinamento intermediário (FTI) e do foguete de sondagem VS-30/ORION V10, portando uma carga útil tecnológica e científica com experimentos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE), da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e do Instituto de Aeronáutica e Espaço (IAE). O VS-30/ORION V10 é composto de dois estágios e o módulo de carga útil. O motor do segundo estágio (Improved Orion) foi fornecido pelo DLR da Alemanha, que está como parceiro na campanha. O restante do veículo, incluindo as partes mecânicas, pirotécnicas, eletrônicas e a plataforma da carga útil são nacionais e desenvolvidas pelo Instituto de Aeronáutica e Espaço.

estacoes do ano E daqui a pouco começa o verão. Como explicar tanto calor se o verão ainda não começou? É simples: As regras são feitas para nos iludir, e não para nos facilitar. É a única explicação que tenho para o fato de estarmos no espaço sideral (a terra em torno do sol) quase na posição máxima de proximidade, no hemisfério sul em relação ao sol, e legalmente o verão só começar quando esta distância atinge o mínimo! Como se pode ver no gráfico, o verão oficial inicia em 21 de dezembro. Porém no período de 6 de novembro até 6 de fevereiro, aproximadamente, o calor está no seu auge, no hemisfério sul, em função dessa proximidade do sol. Então por que colocam o verão de 21 de dezembro - auge do calor - a 21 de março, quando já não está mais tão quente quanto esteve no início de dezembro?

Até a próxima!

NOTA: Não teremos artigos novos nos dias 24 e 31 de dezembro de 2012, nem nos dias 7 e 14 de janeiro de 2013. Vamos dizer assim que "o blogueiro estará de recesso e a blogonave em manutenção" - rs.