Boas Festas: fica o desejo

enchente em Nova Venécia

Enchente em Nova Venécia


Estamos chegando a mais um fim de ano, com todos os jogos de luzes e anúncios de presentes que caracterizam a marca comercial da data.

Para o capitalismo, sem sombra de dúvida, o que importa é o volume de vendas: sem venda não há ganhos financeiros, não há aumento de capital e retorno do investido. Pouco importa se a data reflete dois episódios fundamentais no comportamento humano: o Natal e a mudança de ano.

No comportamento, segundo minha visão, pois Natal implica a celebração do nascimento de Jesus, figura central na civiliação ocidental por seu simbolismo de nova vida, fraternidade e generosidade humana. Por seu lado, ano novo remete a avaliação de 365 dias de lutas e conquistas, acerto de contas com o que se fez e o que se pretende nos próximos 365 dias - mais um ano de batalha pela frente.

Mas no Espírito Santo a natureza embaralhou o rumo: excesso de chuvas com milhares de desabrigados, cuja preocupação maior, no momento, é a sobrevivência. Destruições e mais destruições em praticamente todo o estado não permitem focar no espírito das festividades. Não se consegue conceber de onde sai tanta água para cair sobre nós!

Vai-se assim a expectativa de festividades, comemorações e celebrações, avaliações e planejamentos para o ano vindouro, ficando a angustiante torcida pela redução da chuva para se poder cosertar o que é possível ser consertado, e se retome a vida para refazer o que foi desfeito, se reconstrua o que foi destruído, seguindo nosso eterno sonho de esperança em dias melhores. De boas festas, para os capixabas, nesse fim de 2013, fica apenas o desejo!

NOTA: Não teremos novos artigos até dia 13 de janeiro de 2014. Digamos assim que o blog está em recesso até aquela data...

Até lá!

PS: PESQUISAS NA HEMEROTECA

Conforme havia indicado anteriormente, passo a vocês como faço pesquisas na Hemeroteca Digital da Biblioteca Nacional:

Digite o endereço da Hemeroteca no seu navegador: http://memoria.bn.br/hdb/uf.aspx

Hemeroteca Digital da Bibliotea NacionalNa página que segue (conforme figura ao lado), selecione:

1 - Escolha um local

Selecione ES (para periódicos do Espírito Santo, obviamente).

2 - Escolha um período

Selecione a década que deseja pesquisar.

3 - Escolha um periódico

Embora se possa optar por somente um periódico, é interessante selecionar TODOS.

4 - Digite para pesquisar

Coloque a palavra desejada. (UtilizeiCaieiras, Caeiras, Caleiras e Calleiras, uma de cada vez.)

Clique no botão pesquisar e aguarde. Rapidamente abre-se uma nova janela com a relação de ocorrências da palavra apresentada em cada periódico. Coloque o mouse no sinal de + (aparece à direita) e selecione "ir para a primeira ocorrência". Daí vem nova janela com a cópia do periódico.