6º Fórum Espírito Livre: 5 anos da Rede Espírito Livre

Sexto Forum Espírito Livre

Cinco anos de existência
da Rede Espírito Livre!


Nos dias 29 e 30 de maio de 2014 acontecerá, em Vitória e Serra, o 6º Fórum Espírito Livre.

A 6ª edição do fórum ocorrerá em dois momentos. Faltavam discussões nas edições anteriores e um segundo dia foi agregado à programação. Em Vitória, no dia 29 de maio teremos um dia de debates e temas direcionados predominantemente ao público empresarial como apresentações de cases de sucesso. As ações ocorrerão na Reitoria do IFES, no Bairro Santa Lúcia, próximo ao Supermercado Carone.

No dia 30 de maio, as atividades ocorrerão no IFES Campus Serra, em Manguinhos. Com palestras, minicursos, workshops, feira e installfest, este dia é mais descontraído que o primeiro e o público-alvo são estudantes, técnicos e a população em geral que se envolve com tecnologia.Logo do Forum Espírito livre

Esta edição marca 5 anos de existência da Rede Espírito Livre, coletivo que atua na mobilização de atividades relacionadas ao software livre e código aberto. Suas ações mais relevantes são a Revista Espírito Livre, a TV Espírito Livre e o Fórum Espírito Livre.

A Rede Espírito Livre, iniciativa que abriga vários projetos relacionados a tecnologia, software livre, código aberto, inclusão digital e cultura livre, completou, dia 12 de abril de 2014, 5 anos de existência. O tempo passou, novos projetos surgiram, problemas surgiram, pessoas amadureceram e os projetos continuam mais vivos do que nunca.

No dia 12 de abril foi lançada a primeira edição da Revista Espírito Livre , primeiro projeto e ainda um dos mais importantes. Com o tema Computação em Nuvem, a primeira edição contou, já em seu primeiro número, com uma entrevista internacional e a participação de inúmeros ícones da comunidade de software livre do Brasil e a partir daí não parou mais. A Revista Espírito Livre desde 2009 já disponibilizou mais de 40 edições com materiais de qualidade em língua portuguesa e que em breve estará também em espanhol. É, desbravando novos idiomas.

Novos projetos surgiram como o Fórum Espírito Livre que, inicialmente, tinha como próposito levar aos leitores uma interação ainda maior com os autores do materiais divulgados na revista. O projeto evoluiu e agora não atende apenas aos leitores da Revista Espírito Livre mas a todos os projetos da rede. Ao todo já foram 5 eventos e com a sexta edição já agendada para 29 e 30 de maio de 2014. A expectativa é ter outras edições ainda em 2014.

Banner Forum Espírito LivreUm outro projeto que surgiu em 2013 foi a TV Espírito Livre. Através dela, conseguiu-se atingir pessoas que nem sempre tem tempo para ler a Revista Espírito Livre. Com vários programas lançados e novos em processo de produção, a TV Espírito Livre já se consolidou como mídia livre e direcionada à difusão do conhecimento e do compartilhamento de informações.

Novos projetos continuam surgindo e, com eles, a necessidade de novos colaboradores. Percebeu-se ao longo desta caminhada que estes projetos não existiram se não fossem o envolvimento dos voluntários colaboradores que sempre estão a disposição para ajudar.

Todos são relevantes e talvez por isso o projeto fez a diferença no cenário de software livre no Brasil.

E, depois de 5 anos, tem-se milhares de leitores mensais da revista, milhares de visitantes em nosso canal de TV, milhares de participantes nas edições dos fóruns.

Venha para o fórum!

(Transcrito da Espírito Livre)




Até a próxima!