E vai rolar a festa!

Procissão de São Pedro em Vitória - 29/06/2014

Procissão de São Pedro em Vitória - 29/06/2014
fotos: Milton Simonetti


Mais que isto: a festa já está rolando!!! Fico impressionado com os comentários da imprensa estrangeira em relação ao andamento da copa no Brasil: bem organizada, tudo funcionando quase cem por cento, festa de gols na primeira fase, povo amável e cordial!!!Procissão de São Pedro em Vitória - 29/06/2014

Aqui dentro diziam que os estádios não ficariam prontos, as ruas seriam tomadas por protestos, os brasileiros não permitiriam a realização da copa, os jogos atrasariam em função de problemas com os voos, estádios cairiam, o caos tomaria conta do país...

Ronaldo, aquele que até essa copa era o artilheiro de mundiais, disse que sentia vergonha do Brasil! Alguns dos profetas que previram o fim do mundo, incluindo Ronaldo, fingem que nada disseram... Fingem que são fãs da seleção e de copa do mundo, até ignoram pequenos problemas que acontecem (mas nem por isso mancham a beleza da festa), provavelmente irão negar o que previram se lhes for perguntado!

Procissão de São Pedro em Vitória - 29/06/2014A grande imprensa se cala diante de problemas sérios que acontecem no exterior, tais como Iraque, Síria, Ucrânia, ou mesmo aqui, como enchentes em Natal e no sul! Todos sorriem, querem conquistar o cidadão como se não tivessem prejudicado – sim, prejudicaram, pois ajudaram a criar um clima de medo e retração - o brilhantismo da festa. Como dizia uma sobrinha minha: povo hipócrita, esse!

E o domingo (29 de junho), em Vitória, teve mais beleza, embora o sol tenha se ocultado. O Brasil foi para as quartas de final (na minha opinião não passou pelo Chile, pois empatou o jogo. O Brasil "tropeçou" no chile mas foi "pra frente", para as quartas de final...) graças à destreza de Júlio César e à bondade dos deuses (puseram a trave na frente de uma bola que nos derrubaria aos 13 minutos do segundo tempo da prorrogação - quase enfartei...). E tivemos procissão marítima de São Pedro, com o lindíssimo visual de nossa baía e o passeio de barco para os mais corajosos.

Procissão de São Pedro em Vitória - 29/06/2014Encantadora essa cidade. E cheia de segredos: no livro “História do Espírito Santo”, de Maria Stella de Novaes, ela conta que Vitória, de fato, tinha diversas galerias subterrâneas. Escreve ela:

“Na reforma do Palácio do Governo (por volta de 1912 – nota do transcritor), surgiram boatos acerca dos subterrâneos: - São dois! - São três! - Muitos!... A cidade é toda brocada!...

De fato, encontraram-se em diversos pontos, vestígios dessas galerias. Eram traços valiosos dos primeiros tempos da colonização. Uma abertura enorme, sob a laje então removida, no lendário convento dos Jesuítas, permitia observar-se a interessante obra subterrânea. Dali partia um condutor para o Porto dos Padres; terminava numa grade, no mar, adiante da Casa Verde. Foi descoberto quando se escavava o terreno para ampliar-se o antigo edifício da Escola Normal (hoje Colégio Maria Ortiz – nota do transcritor).

O segundo ia ao 'Vaticano', o casarão situado na Rua 1º de Março e que pertencera aos jesuítas. Segundo as crônicas locais, o subterrâneo servia para o trânsito dos padres às ocultas do povo.

Do terceiro subterrâneo ainda podemos observar os vestígios, nas aberturas dissimuladas pela gruta artificial da Ladeira Nestor Gomes. Dizem que terminava no Carmo ou na Matriz.

O quarto atravessava a Rua Francisco Araújo (do Egito), no ponto do antigo sítio do Egito referido nas primeiras páginas deste livro. Dizem que terminava no S. Francisco.

Na igreja de São Tiago, no ponto correspondente ao cemitério dos padres, havia uma cisterna; comunicava-se com uma galeria cuja direção ficou incógnita. Era de certo, um dos ventiladores dos subterrâneos; outros existiam na rua Francisco Araújo e na base da antiga Escola Normal. Outra parte interessante do Palácio antigo era o calabouço, no ângulo formado agora pela Rua Nestor Gomes e Praça João Clímaco.”

Muitos segredos guarda essa cidade! Não são só belezas naturais...

E segue a copa. Vamos aguardar a sexta, para ver se a festa vai se prolongar – tomara que sim!


Até a próxima!