Feliz Novo Ciclo - ano de 2015

Electra decolando

Blogonave aprumando-se para voar - bem! - 2015
com energia e altivez.

A cada ano, nosso planeta circunda o sol em órbita elíptica, em eixo inclinado em relação a ele em 23° 27', contribuindo com essas características a diversos fenômenos como estações do ano, dias longos (verão) e curtos (inverno), dentre vários outros como solstício, equinócio, periélio, afélio e etc (*).

decolarNesse eterno roda e rola, temos um período de 365 dias de percurso para completar um ciclo, necessitando-se ainda de um adicional de um quarto de dia para ficar preciso, o que acarreta o conhecido ano bissexto a cada quatro anos.

Com alguma arbitragem que desconheço, em determinado ponto foi estabelecido o início da contagem, e deram-lhe o nome de primeiro de janeiro, completando-se o ciclo em 31 de dezembro, fechando-se então o circuito também chamado de ano.decolar

Nesse gira e circunda, a humanidade criou o hábito de festejar tal ponto, como se tudo se reiniciasse a partir de então, esquecendo-se de que se trata de mera repetição, o que vem acontecendo há bilhões de anos!

decolarÉ bom que assim seja. Dessa forma temos um marco para considerar o passado e pensar o futuro, referenciando-os por períodos onde ciclos se repetem, pelo menos em termos climáticos e seus processos associados.

Também virou costume, dentre os festejos, desejar aos amigos e familiares um ciclo cheio de novidades, surpresas, alegrias, saúde, paz, harmonia, sucesso nos empreendimentos, enfim, que o ciclo seja só felicidade e satisfação!

Assim, para não fugir à regra, e sintetizando com um dia o ciclo anual, vamos desejar a todos que esse ano de 2015 nasça como o sol da manhã visto de minha varanda em 4 de janeiro, cheio de vida e iluminado; que o ano transcorra tal qual esse dia ensolarado e descontraído como se vislumbra nas praias de Ponta da Fruta e dos Castelhanos, com um lindíssimo mar e águas encantadoramente verdes inebriando seus frequentadores.decolar

Que ao chegar ao fim do ano a serenidade de objetivos alcançados e a tranquilidade de dever cumprido sem percalços sejam como o entardecer em Camburi, em preguiçosas ondas a beijar os últimos raios de sol do dia; e que a noite de 2015 chegue como a lua sobre o Porto de Tubarão, esplendorosa e romântica, animando-os como a casais apaixonados a se beijarem enquanto ela, a lua, serenamente se impõe ao se iniciar a noite!

Desejamos mais: que 2015 nos traga grandes avanços no debate sobre a reforma política, tão necessária ao nosso país, avançando nos marcos definidores do que queremos dos políticos - e como queremos. Como elegê-los, que salário pagar-lhes, quais mordomias permitir-lhes, a participação popular em votações significativas... muitas questões a debater, muitas conquistas a alcançar!decolar


(*) - Rápido artigo explicativo sobre tais termos pode ser encontrado clicando-se AQUI


Até a próxima!